UMA AULA COMO SER DJ

11-02-2011 03:20

Tocando diferentes tipos de músicas populares


Quando tocar diferentes tipos de músicas conhecidas, o mais importante é saber QUE TIPO DE MÚSICA É POPULAR para o seu público. Vá para o local onde você irá tocar algumas noites antes da sua apresentação. Ouça outros DJs e analise a pista, pergunte para as pessoas se elas estão curtindo o som, converse com o proprietário...

Bem, aqui vão algumas "regras" quando tocar em público ou em festas:
- Toque cada música no máximo 2 ou 3 minutos dela. Se você tocar músicas muito extensas as pessoas vãos e sentir entediadas. Se você fizer as passagens muito rápido, dexiando as músicas muito curtas, seu público se irritará - saiba sentir a pista - se a música estiver bombando para valer, vc pode estender esse tempo, lógico .
- Toque no mínimo 4 músicas de um mesmo estilo na sequência...ou seu público vai ficar confuso sobre o que dançar na próxima música
- Sempre comece tocando duas músicas mais lentas. Após a primeira, nem todo mundo ainda está entrosado com o clima, então é bom para seu público ir se soltando...após a segunda música, vá aumentando a velocidade do seu set. Não retorne jamais para as músicas mais lentas, no estilo que você começou ou as pessoas sentirão vontade de sair da pista quando sentirem que a "potência" do seu som diminuiu...
- Escolha com cuidado o seu estilo e permaneça nele, o máximo que puder. As pessoas, invariavelmente vão se adaptar, o ser humano se acostuma fácil com repetição sonora, mas após as 3:00 / 4:00 da matina, as pessoas geralmente vão embora se você mudar seu estilo após este horário, portanto fique nele !!!!
- Não tente mixar na batida se você não sabe fazer isso. Nada é mais irritante do que duas músicas que não combinam, com uma batida passando sobre a outra e o DJ tentando acertar sua cagada ao vivo. Use o fade out, echo out ou até locução no microfone se vc não sabe fazer isso. Conhecimento é bom, mas não é tudo. O principal é o bom senso de não fazer feio na pista ou estragar o clima da festa...  
 
1 - Se você não se sente confortável para mixar na batida, no compasso, mas você vê que dá para fazer, então faça !!! Mixe as músicas na batida que você puder e deixe as outras para mixar com outras técnicas de transições. Sempre que você tenta mixar na batida no início das músicas, pode acontecer da música não estar no seu ritmo constante, ter uma introdução longa e aí você não está com sorte...heheh. Se isso acontecer (e vai acontecer, acredite), "corte" uma das duas músicas para que a batida "case", sem espaços. O seu público vai agradecer se você fizer isso. Quando você "corta" uma música você pode até se sentir frustado na hora, mas acredite, foi o melhor. Da próxima vez escolha músicas para mixar que sejam versões "extended", que geralmente são mais compridas, com mais batidas no ínicio e no final, próprias para mixagem...mas você queria uma versão menor para poupar seu HD...
- A todo momento, tenha na cabeça a lista das próximas 4 ou 5 músicas que vão servir na sequência da música que você está tocando. Além de estimular sua memória musical, assegura a continuidade do seu set. Se as pessoas pedirem alguma música, não as toque de imediato, mesmo que ela seja a mais gostosa da pista. Coloque os pedidos no fim da sua lista e eventualmente, adapte sua lista. Aceite os pedidos apenas das pessoas sóbrias e ignorem as bêbadas, elas esquecerão de você no dia seguinte...
- Não toque músicas que matem a "atmosfera". Por exemplo, não toque uma música lenta no meio do seu set - as pessoas vão embora se você fizer isso - ou não toque aquela sua musicas techno favorita se seu público na festa é de hip-hop ou vice-versa. Conhecer o que seu público gosta é mais importante do que seu próprio publico, entendeu?  
 
 Tocar Um Estilo A Noite Toda
- Essencialmente, é mais fácil tocar o mesmo estilo (Techno, House, Acid..) a noite toda do que tocar diferentes estilos.É claro, você tem que conhecer o estilo antes de pensar em tocar...não invente de tocar Salsa se você não sabe a diferença entre salsa e valsa.. ;)
- Construa o tempo do seu set de forma que a velocidade vá aumentando, nunca diminuindo. Comece com um BPM mais baixo e organize seu set baseado na lista de BPMs das suas músicas. Se é um set muuuiito longo, você pode alternar picos de velocidade, aumentando e diminuindo aos poucos, para não cansar demais o seu público, mas não diminua muito a velocidade, senão "mata" o clima e a pista esvazia...aí para encher novamente leva um certo tempo.
- O tempo da música quebra em longas passagens em determinados estilos musicais, geralmente em trance, house, psy. Este é um ponto bom para você fazer uma passagem para outra música ou estilo se você não consegue mixar na batida..
- Se você está tocando o estilo techno a noite toda, você pode surpreender seu público removendo lentamente o baixo da batida e depois aumentando- a lentamente novamente. Mas não faça isso muito rápido senão o volume abaixa repentinamente - as aparelhagens modernas cortam os médios e as altas frequências em aumentos súbitos de pressão sonora - um recurso de segurança para não estourar as caixas...
-Se você estiver tocando techno, você pode fazer os cortes usando seu equalizador do mixer. Defina a baixa frequencia, corte tudo no momento certo e comece a alterar a frequencia. Tenha certeza de tirar o som no momento certo...isso pode ser um momento de tensão...heheheh ;)
- Você pode também apenas retirar as baixas frequencias no momento certo de uma música enquanto vai alternado para a batida da outra...  
 
 Mixagem na Batida Básica

Agora, algo mais difícil. Mixar as músicas "na batida". Mixar na batida é misturar duas batidas exatamente uma com a outra durante um certo período de tempo. A dificuldade disto é que músicas diferentes tem tempos diferentes. Sincronizar B com A é o primeiro problema, mantê-las sincronizadas é o segundo problema (como uma dica geral, eu diria: NÃO USE O BEATLOCK PARA ISSO ! A mixagem na batida é apenas possível quando duas canções estão na mesma velocidade.

Então, durante a execução, precisamos da habilidade de mover a música um puquinho para frente ou para trás, até que elas estejam sincronizadas...isto é denominado "nudging".

Sincronizando e posicionando
Quando uma musica que se encaixa na sua batida é selecionada e e está tocando no tempo correto, ela ainda vai precisar encaixar na outra música no momento correto. Tipicamente, o momento é o inicio de uma frase ou a sequencia de um acorde ( geralmente um início de 8 compassos).
Normalmente, quando a música inicia, ela não começa exatamente no ponto que você deseja. Então você precisa deslocá-la um pouquinho. Olhe para o gráfico do som e veja se você precisa adiantar ou atrasar sua velocidade para combinar com a batida da música que você está tocando. Mas só olhar não adianta, você deve ouvir. E ISTO DEVE SER FEITO USANDO OS SEUS HEADPHONES, na sua pré-escuta e não no ao vivo...heheheh. Quando as batidas estiverem sincronizadas, você pode mover o crossfader para fazer a mixagem. Ter um controlador externo como XP10, Hercules ou BCD2000 com certeza fará a diferença e seu mix será muito mais fácil, ao usar os jogs do controlador para atrasar ou adiantar o som.  
 
 Pitching e Nudging
Se sua mixagem na batida for muito comprida (2 músicas inteiras rolando juntas) fique olhando para o gráfico das ondas sonoras, pode acontecer de ocorrer uma diferença de tempo entre as batidas das duas músicas em determinado momento (ate mesmo uma MÍNIMA diferença vai aumentar com o passar da música), resultando em perda de sincronia. Para resolver isso, é preciso saber quais das duas músicas é a mais lenta delas. Então aumente ou diminua o pitch UM POUQUINHO enquantop atrasa ou aumenta o nudge até que as batidas sincronizem novamente...

Cross Fading e Equalização
Quando você finalmente possuir 2 batidas batendo sincronizadas perfeitamente no seu fone, você pode fazer a transição lentamente para a música "B";
Antes de fazer isso, corte lentamente o LOW (baixa frequência) da música que você está tocando enquanto você passa para a outra, SINCRONIZADAMENTE. Senão você vai ter um efeito (ruim) de flange das frequencias mais baixas das batidas, por mais sincronizadas que elas estejam..entendeu? Corta o LOW de A e vai aumentando a de B (que começou sem) enquanto passa o crossfader de uma para outra.

Breaking
Uma vez que você aprendeu a fazer o crossfade entre duas músicas, você pode experimentar fazer outros tipos de mixagem como breaks e pulos na música, ou faders rápidos (depende MUIIIITTOOO da música, para manter o povo dançando). Mas não invente de fazer gracinhas em cima da hora. quem inventa é inventor. Você é DJ. Treine em casa.  
 
 Algumas dicas finais
- Prática! Você nunca vai ser bom se não praticar. Mantenha seu equipamento sempre pronto para mixar em casa, sempre que tiver vontade. Não é vergonha errar. Vergonha é ficar dependendo do botão Automix para sempre.
- Aprenda com outros DJ's. Escute-os, o que els tocam, preste atenção nas suas viradas.
- Aprenda com outros DJ's. Veja suas falhas e evite-as.
- Leve cabos de som, cabos de força e até um pequeno no-break. Não espere por nada disso disponível onde você irá tocar, nem que as outras pessoas tenham a obrigação de fornecê-los para você. Leve também um espelhinho e uma lanterna. Em muitos clubes o mixer é fixo e as entradas são de difícil visulização.
- Leve adaptadores para diversos tipos de entrada. Eu por exemplo tenho um cabo RCA estéreo, mas tenho diversos plugues que se encaixam no meu cabo RCA e viram P10, P12, CANON...
- Se possível, leve até mesmo o suporte para o seu notebook/micro/mixer. Faça um case, seja profissional. Se você não se profissionalizar, você nunca será um DJ de verdade e vai se contentar ganhar para sempre os R$ 50,00 reais da festa mais o lanche e a passagem de ônibus..